Cultura
Cães produzem lágrimas de alegria ao reencontrar tutores
Rabinhos abanando, latidos, xixi, lambidas e pulos não são as únicas reações dos cães ao ficarem alegres

Rabinhos abanando, latidos, xixi, lambidas e pulos não são as únicas reações dos cães ao ficarem alegres. De acordo com cientistas da universidade japonesa de Azabu, eles também podem lacrimejar. O estudo acaba de ser publicado na revista científica Current Biology.
A ideia de pesquisar sobre isso foi do especialista Takefumi Kikusui, que percebeu que sua cadela ficou com os olhos marejados enquanto amamentava seus bebês. “Descobrimos que os cães derramam lágrimas associadas a emoções positivas”, disse Kikusui, em um comunicado à imprensa.
A produção de lágrimas estaria ligada à presença da oxitocina, ou o chamado “hormônio do amor”. Durante o processo da pesquisa, foi analisada a quantidade de secreção lacrimal (gotinhas) em 18 cachorros cinco minutos após a volta de seus tutores, que permaneceram de cinco a sete horas longe. Eles ficaram tão felizes que a quantidade de lágrimas aumentou.
No mesmo estudo, descobriu-se que os humanos têm a tendência de sentirem mais compaixão e afeto pelos cães com lágrimas nos olhos. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores mostraram a 74 pessoas duas fotos (abaixo): uma do cãozinho com gotinha nos olhos e outra sem. A maioria dos participantes deu mais respostas positivas na imagem com a lágrima. “Os cães se tornaram parceiros dos humanos”, disse o pesquisador. “E podemos formar laços com eles”, concluiu.
Notícias Relacionadas
OMS anuncia que a Covid-19 não é mais uma emergência pública.
Organização mantém o alerta sobre os cuidados com o vírus, como a vacinação, e diz que podem surgir novas ameaças
Bailarino cubano faz sucesso no Brasil.
Yasser Díaz, há 25 anos no país, conta sua trajetória até o renomado corpo do Balé da Cidade de São Paulo
Lixo, um desafio global contemporâneo.
Descarte, excesso e destinação dos resíduos são alguns dos maiores problemas, no Brasil e no mundo inteiro
Trajes dos próximos astronautas a irem à Lua foram divulgados.
Roupas serão usadas na missão Artemis III, prevista para acontecer em 2025